segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Letra e música

Nesses dias de Rock in Rio, vamos falar um pouco de música.

Você costuma prestar atenção nas letras das músicas que canta?

Se sua resposta for não, não se preocupe, você faz parte da maioria da população.

A música também é uma forma de comunicação, e como tal, sempre existirá uma mensagem a ser transmitida entre um emissor (compositor/cantor) e um receptor (ouvinte). E por quê não prestamos atenção nisso?

Quando lemos um livro, e não conhecemos determinada palavra, costumamos consultar um dicionário (talvez google) para enriquecer nosso vocabulário.

Você se lembra da última vez que uma música lhe fez buscar um dicionário? Será que isso já aconteceu alguma vez? E será que não existem palavras que desconhecemos nas letras das músicas?

Pois bem, o convite dessa semana é para prestarmos mais atenção nas mensagens que nos chegam através da música. Sabermos efetivamente o que estamos cantando. Pode acreditar que você canta e gosta de muita música sem sequer saber o que ela está querendo te dizer (isso sem falar nas músicas em outros idiomas).

Para dar um exemplo, nessa semana ouvi uma música dos Titãs que não conhecia, e a mensagem da letra era muito especial, veja só.

* * *

Pela Paz (Titãs)

Você espera sempre mais
Você não se conforma
Você não se satisfaz
Todo mundo diz acreditar na paz

E você acredita ou não?
E então, o que você faz pela paz?
O que você faz pela paz?
O que você faz pela paz?

Todos são capazes da guerra
Mas ninguém luta por você
Você ainda está sozinho
Ninguém acredita em ninguém

E você acredita ou não?
E então, o que você faz pela paz?
O que você faz pela paz?
O que você faz pela paz?



Percebe o quão fantástico é o processo de dar vida a uma letra? Aí que entra a música.
Que tal ouví-la e sentir isso?

Enquanto ouvia no rádio a música dos Titãs, e refletindo na pergunta "O que você faz pela paz?", a resposta veio na lembrança de outra música, de Nando Cordel.


Paz pela Paz (Nando Cordel)

A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor,
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão,
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor

Paz pela paz - pelas crianças
Paz pela paz - pelas florestas
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.

A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor,
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão,
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor

Paz pela paz - pro mundo novo
Paz pela paz - a esperança
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.



* * *


Percebeu como a música é uma comunicação? Como é importante estarmos atentos? E principalmente, precisamos saber o que estamos cantando!

Veja só o que acontece quando não estamos atentos à mensagem que a música transmite:


"Trágico se não fosse cômico". Uma procissão ao som de "Ai se eu te pego".

* * *

Voltaremos ao tema em algumas semanas, vou dar um tempo para você ouvir músicas e prestar um pouco mais de atenção nas letras. Quem sabe até você não procure um dicionário?

Enquanto isso, pense em "O que você faz pela paz?"

4 comentários:

  1. Muitas travas para serem removidas...dos olhos...e agora dos ouvidos!!!!

    Belo texto! Nos meus singelos estudos de espanhol, e isso incluiu escutar música, é mais comum ficar atento à letra...Se fosse natural seria mais legal eu acho!

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Começa em mim....
    E, como toda mudança requerida lá fora, toda mudança há de começar em mim!
    Verdade puuuuuura!!!!

    Bingo, Ricardo!
    Me deleitando nas suas palavras!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo! Consumimos música apenas como fundo ambiente para nossas atividades, não se para mais nem mesmo para ouvir a melodia, sem nos damos tempo para a experiência musical. Pare, olhe e escute!

    ResponderExcluir
  4. na experiência com a água, do japonês Masaru Emoto, ele mostra como nossas palavras, o que dizemos e o modo como dizemos, influenciam o aspecto da água... quando próximo a água tocou a música Imagine, de John Lennon, os cristais da água ficaram parecendo flores! harmonia pura! Imagine nosso corpo, que tem tanta água na sua composição, como fica quando exposto a uma sinfonia de Mozart... a uma prece...

    elis

    ResponderExcluir

Fiado só amanhã.
Obrigado e volte sempre.